sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Estágio Supervisionado III

Unidade 1: A Cidade e suas Possibilidades Educativas


“A caminhada pela cidade para tornar o familiar estranho”. O Estágio Supervisonado 1 e 2 foi a oportunidade de termos as primeiras aproximações investigativas com espaços educativos, escolas, sala de aula.
Tivemos a oportunidade de refletir sabre rotinas, conflitos e saberes pedagógicos e realizamos nossa primeira intervenção pedagógica nesse curso, em um espaço de educação formal. Planejamos e replanejamos sistematicamente, nossa ação pedagógica, para depois desenvolvê-la, e ... Avaliamos (o calcanhar de Aquiles).
Nesse Estágio 3, nossa proposta é ampliarmos a experiência de estágio para além dos muros da escola tomando a cidade como referência para a elaboração de projetos de ação educativa. “Escala intra urbana que a vida cotidiana e a relação entre cidade, cultura e cidadania podem ser analisadas com maior profundidade” (Cavalcanti, 2001).
O desafio é olhar para a cidade de uma maneira deferente, nesse sentido trazido pelo poeta-olhar daquele que acaba de chegar. Pensar a cidade enquanto um organismo vivo, dinâmico, que trás uma historia construída ao longo dos tempos, uma história feita pelos habitantes, suas profissões, seus ofícios, suas culturas, seus lugares; físicos, afetivos, simbólicos.
A cultura diz respeito a todos os fazeres, saberes e viveres pelos quais as pessoas se constituem em seus lugares. Ela também diz respeito às diferentes maneiras como as pessoas trabalham, produzem, pensam as mais diferentes profissões/ações que compõem a vida da sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário